quarta-feira, 29 de maio de 2013

Qualquer semelhança é mera coincidência


Outro dia escrevi que temos muitas coisas das quais nos orgulharmos em nosso país. Mencionei o futebol, o vôlei e o MMA apenas como três bons exemplos, acho que algumas pessoas não entenderam muito bem minhas colocações, e saíram em defesa da políticagem.

Será que não leram a parte em que teço elogios sinceros e merecidos a honestidade e preparo de nossos políticos? E a nossa saúde e educação de primeiro mundo, as quais enalteci?

Elogiei, usei estatísticas e mostrei como o governo deu um jeito do salário minimo chegar a patamares nunca antes imaginados na história deste país. Pô pessoal, se falar mal tem gente que fica chateada, e quando falo bem também ficam, vai ver que acharam que eu estava sendo irônico, neste caso o tiro deles saiu pela culatra e vestiram uma carapuça que nem era para eles.

E quando contei uma lenda, uma estorinha, que teria acontecido em uma galáxia muito, muito, muito distante, acreditam que teve um pessoal que veio em defesa do governo Brasileiro?

Povo brasileiro, o que escrevo é ficção, supostamente literatura, vá lá, não sou nenhum Arnaldo Jabor, mas enquanto meu texto receber amor e ódio por uma pretensa verosimilhança, eu me sentirei lisonjeado e vou continuar escrevendo.

A sensação de realidade foi tanta, que em uma comunidade que enaltece nosso português e nossa cultura, alguém inundou meu post de forma quem ninguém pode mais visualiza-lo, tudo que poderiam ler era o seguinte comentário copiado e colado inumeras vezes;

"Contribuir com o avanço do país é mais justo e prático do que simplesmente críticar o governo anterior de um presidente que trabalhou bem com as cartas e o preparo que tinha presidindo um país com políticos corruptos que refletem nossa sociedade igualmente corrupta." (Copiei tal qual foi escrito, a falta de vírgulas não é culpa minha.)

Não sei ao certo de que país ele fala, nem de qual governo anterior, suponho aqui que que ele tenha imaginado que a galáxia certa e o país exato da minha estorinha para boi dormir seja o Brasil, neste caso vejamos; ele sugere que ao invés de criticar comecemos a contribuir para o avanço do país.

E eu que achava que trabalhar 360 horas por mês e pagar impostos na faixa de 50% da nossa renda, para que o país possa desembolsar R$ 50.000.000.000 por ano (cinqüenta bilhões) com bolsa família, para que nossos irmãos possam comprar suas calças jeans de R$ 300,00 fosse contribuir com o avanço do país. O que mais estamos fazendo de errado?

Se eu entendi bem a colocação do elemento, tivemos um Presidente que trabalhou bem com as cartas e o preparo que tinha, presidindo um país cheio de políticos corruptos, ao ver da nossa imprensa, principalmente os mais ligados ao referido presidente.

"Com o preparo que tinha" aqui não sei se meu crítico está a favor ou contra o cara. Analisemos, se o preparo que tinha era bom, ele deveria saber das maracutaias em sua cúpula, se não era, estava lá para que? Ser enganado facilmente? Como disse Fernando Henrique Cardoso, mal intencionado ou incompetente.

E meu crítico em sua mais alta prosopopéia moral finaliza - políticos corruptos que refletem uma sociedade corrupta - ou seja, vira e mexe querem colocar no da gente, que já esta saturado, os caras fazem o que querem e vem alguém defende-los e chamar a sociedade brasileira de corrupta. Somos ingênuos sim, votamos neles, somos culpados sim, reelegemos eles, mas corruptos também não.

Ser chamado de corrupto no entanto, para mim foi elogio, pois eu havia postado a crônica em uma comunidade chamada "Nosso Português é nossa cultura", onde eu esperava criticas duríssimas ao estilo, as concordâncias, a ortografia e outras coisas que assombram candidatos a cronista, mas não, minha crônica foi ofuscada por um comentário repetido ad infinitum, e fui banido do seio intelectual da comunidade, tudo porque meu personagem fictício, por de certo parecer demais com a realidade, ofendeu algum defensor de um participante deste imenso reality show chamado Brasil

Já vi casos em que um ator é amado ou odiado pelo público de acordo com o personagem que interpreta, pelo jeito isso acontece também na politica - onde os atores são bem melhores que os da TV, salvo raras exceções -  mas confesso que eu nunca tinha visto alguem sair em defesa de um personagem de ficção de um conto, eita conto bem escrito.

Para evitar polemicas, possiveis xingamentos em praça publica, e alusões pornográficas a minha mãezinha, de agora em diante vou finalizar meus textos com a seguinte sentença:

"Essa é uma obra de ficção, qualquer semelhança é mera coincidência"



Nenhum comentário:

Postar um comentário