sábado, 27 de abril de 2013

Refutando Dawkins

Um dos meus leitores, o Thiago me sugeriu escrever um livro refutando os argumentos apresentados por Dawkins em seu livro Deus, um delírio.
Refutar os argumentos dele é facil, a pergunta aqui é, vale a pena? Grande parte da argumentacão de Dawkins esta baseada em, se isto esta errado, como certas religiões, se isto esta certo, como a teoria da evolução, então Deus não existe. Já nos primeiros capítulos de seu livro ele enfatiza que não vai discutir a visão de Deus de Einstein e de outros cientistas de renome, nem ele mesmo esta certo se Deus não existe, ou então não quer chamar a comunidade cientifica para o debate.
Ele não quer discutir com os deístas ou panteístas, ele quer bater de frente com os teístas, ou seja o Deus pregado pelas grandes religiões, o que ele quer, para usar um termo bem popular é, "bater em bêbado."
Uma vez que seu argumento simplista seria o de que, se as religiões as quais proclamam autoridade divina são falsas ou fraudulentas, então Deus não existe, e em muitas das grandes religiões a história mostrou um sem numero de covardes, assassinos, pedófilos e ladrões, fica facil questionar um Deus representado por encarnações do diabo. Na fraqueza das religiões ele se fortalecem e o ateus aproveitam seus argumento prontos para levarem adiante sua causa.
Para mim esses argumentos não provam nada além do cumprimento da profecia de Jesus Cristo, que advertiu a humanidade, dizendo: "acautelai-vos dos falsos profetas, que vem até vós em pele de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores"
Dawkins não é ingênuo e percebeu um terreno fértil para propagar o anti teísmo  nos maus exemplos de muitos pseudo lideres religiosos da humanidade e seus seguidores cegos, Dawkins continua fazendo fortuna por conta da ingenuidade daqueles que não conseguem diferenciar o joio do trigo e compram a ideia dele como se todo religioso viesse do mesmo balaio de gatos.
E a ingenuidade é tanta do seguidor de Dawkins que na maioria das vezes o mente simplória nem ao menos leu Dawkins, ele apenas escutou falar aqui e ali deste grande pensador que prova por a mais b que Deus não existe, e como ele não tem capacidade de descobrir por conta própria vai com a manada, pois é mais simples ser ateu, para o ateu não tem céu nem inferno nem julgamento final, o que tranqüiliza certas consciências.
O fato é que boa parte do ateísmo atual é por conta da hipocrisia daqueles que deveriam servir de pastores, mas deram tantos maus exemplos que afastaram as pessoas de Deus. E por isso pensarei duas vezes antes de escrever um livro refutando Dawkins, com medo de que meu livro venha a ser usado por estes falsos profetas com o intuito de angariar mais seguidores para suas abastadas igrejas.
Uma coisa eu sei, deve haver em algum lugar uma igreja preocupada apenas com o puro amor e evangelho de Cristo, sem um clero carreirista e dinheirista, preocupada apenas em aproximar o homem de Deus, independentemente da idéia Teísta, Deísta ou Panteísta que esteja mais próxima da verdade sobre o criador do universo.

8 comentários:

  1. Interessante... Ad Hominem puro o que você escreveu...
    Que tal esquecer de criticar o argumentador (Dawkins) e enfocar nos argumentos. Assim você não convence ninguém, só os ingênuos que aceitam qualquer coisa para "comprovar" aquilo em que acreditam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma la, que estou somente no começo, Dawkins levou anos escrevendo seu livro e eu meia hora escrevendo dois pequenos artigos, no devido tempo, isso se eu quiser me dar ao trabalho vou refutar todo e qualquer argumento de Dawkins, quem sabe vc gostaria de sugerir um argumento forte dele...

      Vc reparou sobre Einstein, a infantilidade do argumento, mesmo que Dawkins conseguisse uma confissao de Einstein se dizendo ateu, isso nao provaria que Deus nao existe.

      Darwin e a evoluçao, outro argumento fraco, a selecao natural e a evolucao das especies sendo verdadeiras, somente comprovariam duas teorias como sendo verdadeiras e nao a inexistencia de um Deus.

      As religioes e suas falacias, concordo com Dawkins, tivemos tantos assassinos, pedofilos e ladroes entre lideres religiosos, que duvido muito que Deus esteja no meio deste povo, e como disse no meu artigo isso somente comprova que temos inumeros usurpadores entre os religiosos, nao seriam eles os falsos profetas dos quais Jesus Cristo nos alertou dois mil anos atras? Repito provar que religioes podem fazer mal a humanidade nao prova que Deus nao existe, so prova que homens mal intencionados, usam o nome de Deus em vao.

      Mas como vc disse, os ingenuos aceitam qualquer coisa para comprovar o que acreditam, Dawkins lhe veio bem a calhar, como voce a ele que precisa vender livros.

      Excluir
  2. Que Vishnu o perdoe por seguir uma deus de mentira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Grendel,

      Nao professei seguir Deus algum, apenas refutei dois ou tres argumentos, muito fracos por sinal de um pseudo filosofo, que se coloca contra Deus, na verdade ele usa forte argumentos contra os homens religiosos que usaram a religiao para fazer o mal para a humanidade, nisso eu concordo com ele, acho apenas que ele deveria se posicionar entao como anti-religiao fraudulenta, e nao colocar todas as religioes e Deus em um balaio de gato.

      Dawkins deixa claro que ele nao combate a religiao de Einstein e dos cientistas serios e sim o Deus dos Teistas, porem seu livro leva a muita ma interpretacao, porque ele escreve uma linha dizendo que nao se posiciona contra o Deus dos Deistas e Panteistas, e milhares de linhas falando mal do Deus dos teistas, porem a mensagem que ele passa para os incautos eh de que Deus nao existe de forma nenhuma e pronto.
      E nos sabemos que independente da ideia que mais se aproxime da verdade sobre Deus, ele existe.

      Excluir
  3. Você não refutou nada, apenas falou do livro dele sem apresentar uma linha de pensamento coesa.

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns...vc é prova de vida inteligente na Net.

    Qual sua opinião sobre Aldous Huxley, se o conheceu ( leu ).???

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo comentário, isso realmente me motiva a continuar escrevendo.
    Voltarei ao assunto sobre Aldous Huxley.
    Abraço.

    ResponderExcluir