terça-feira, 23 de abril de 2013

Zezão o Filosofo, e o Segredo para driblar a inflação



Caro Assalariado de Mallet,



Primeiramente quero agradecer a popularidade do meu blog em Mallet, e eu que achava que a Internet ainda não tinha chego aí.

Você como a maioria dos Brasileiros deve estar preocupado com as crescentes altas da inflação no Brasil.

Para a coisa ficar bem clara, inflação é o nome técnico dado a constante alta nos preços, o que faz com que nossos salários percam poder aquisitivo. Por exemplo, dois meses atras com dez reais poderíamos comprar uns cinco quilos de tomate, pois o mesmo custava dois reais o quilo, quinze dias atras o tomate aumentou quinhentos por cento, e com os mesmos dez reais so podíamos comprar um quilo.



Como explicar então os índices oficiais que dizem que a inflação é de um por cento ao mes? Usando este índice o tomate deveria ter passado a custar dois reais e dois centavos o quilo e não dez reais. A explicação é simples o índice de inflação é na verdade uma media percentual, calculada apos a análise de todas as altas e baixas de preços no mercado. Segue mais um exemplo prático, vamos analisar por ora apenas dois produtos para faciltar o entendimento, suponha que o tomate aumentou quinhentos por cento mas a carne baixou quatrocentos e noventa e nove por cento, temos um ponto percentual de diferença, dessa forma concluiríamos que a inflação no período foi de um por cento.



Quem tivesse atento a estes dados, ao invés de ficar preocupado por seu dinheiro ter perdido quinhentos por cento de poder aquisitivo por causa do tomate, trocaria a salada de tomate por um bom churrasco, e perceberia assim que seu dinheiro na verdade

ganhou um acréscimo em seu poder de compra de quatrocentos e noventa e nove por cento.



São milhares de itens e um sem fim de números a serem analisados, por isso nosso governo tão e competente e preocupado com nossa saúde, dinheiro e bem estar faz a conta pela gente, e divulga a cada mes a inflação do período, como o ultimo mes, em que a inflação foi de um por cento apenas, garanto que você preocupado só com o preço do tomate nem percebeu os milhares de outros produtos cujos preços despencaram.



Tenho boas notícias para você caro Assalariado de Mallet, bem como para todos os meus queridos leitores, fiz um estudo detalhado de todos os produtos que tiveram redução e aumento de preços, usando este meu estudo feito com muita atenção e profissionalismo, você poderá aumentar de sobremaneira o seu poder de compra, para que mendigar um aumento de dez por cento para teu patrão, quando você pode facilmente melhorar em quinhentos por cento o valor do teu dinheiro?



Vamos lá, finalmente vai sobrar aquele dinheirinho para trocar de carro, fazer um cruzeiro, e tantas outras coisas maravilhosas, que até agora você nem fazia idéia de como realizar. O segredo senhores é só comprar os itens que baixaram de preço, confira o estudo abaixo:

Ovos de galinha aumentaram quarenta por cento, mas os ovos da cobra coral baixaram trinta e sete por cento.

O feijão preto aumentou cinqüenta por cento, mas o xisto baixou quinze, e os dois tem a mesma cor.

O arroz aumentou vinte por cento, mas a erva de gato baixou trinta e cinco.

O frango aumentou quinze por cento, mas a lagartixa baixou trinta e dois.

O camarão aumentou setenta, mas o gafanhoto baixou cento e quarenta.

A carne aumentou vinte por cento, mas o quilo da carne de macaco baixou vinte e cinco por cento nas tribos ianomanis.



O novo Honda Civic aumentou vinte por cento, mas o Fiat 147 baixou duzentos por cento.

Os alugueis comerciais aumentaram em cento e vinte e sete por cento nas grandes capitais, mas em Mallet baixaram dez por cento.

O metro quadrado em Curitiba subiu cinqüenta por cento, mas no meio da floresta amazônica o preço do hectare caiu cento e vinte por cento, e o governo esta dando terra até de graça naquela região.



A gasolina aumentou dez por cento, o gás de cozinha quinze, mas o pneu reciclado baixou dezoito.

Os remédios aumentaram seis por cento, mas a ayahuasca baixou dezessete.

Os planos de saúde aumentaram vinte e oito por cento, mas as garrafadas baixaram trinta e dois virgula oito, e para pastores evangélicos, pais de santo, ciganos e outros charlatões você dá quanto quer. O SUS continua de graça, sem prejuízos a qualidade.



Escolas particulares aumentaram trinta por cento, as publicas continuam de graça, sem prejuízos a qualidade.

Os cursinhos pre vestibulares subiram trinta por cento, mas o primeiro e o segundo grau qualquer um pode fazer de graça, sem prejuízos a qualidade.

Faculdades particulares aumentaram vinte por cento, as Federais continuam de graça, e você ainda pode entrar nos sistema de cotas, neste caso sem prejuízos a qualidade dos futuros profissionais.



O leite e o pão aumentaram trinta por cento, mas a cachaça continua estável.



O maldito tomate aumentou quinhentos por cento, mas a arsênico baixou setecentos e vinte e dois, será alguma mensagem subliminar de nosso governo bondoso?



Como vocês podem ver prezados leitores, o segredo não é quanto você ganha, mas como você gasta, com um pouco de criatividade e atenção a coisa vai, carros, viagens, Imoveis, agora você pode, basta querer.


6 comentários:

  1. Como estatisado anteriormente aguardamos as duvidas dos nossos leitore, Zezão sabe, Zezão responde, ele é tão velho e sábio como a vida, ele só não é o pai do Matusalem, porque levou um fora da mãe do cara. Excetuando-se a falta de naturalidade da Daniele Albuquerque e QI da Gimenez, e vice-versa, para o resto dá-se um jeito.

    ResponderExcluir
  2. Zezão,por que vamos ter copa no Brasil se não tem leito nos hospitais?!

    ResponderExcluir
  3. Caro Leandro, essa pergunta merece uma consideração muito grande e uma pesquisa e análise criteriosa de dados antes de ser respondida, tenha certeza que o faremos muito em breve.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Zézão consegue produzir um texto explicando como que fazemos pra se tornar um verdadeiro conquistador?

    ass: Lucas Henrique

    ResponderExcluir
  5. "O leite e o pão aumentaram trinta por cento, mas a cachaça continua estável."

    tudo que eu precisava saber.

    ResponderExcluir